Depois da compra da Motorola, será que a Samsung vai pular do barco do Android?




Presidente teria se reunido com principais executivos da empresa, por temer que a Google priorize os smartphones Android de sua nova aquisição.

A compra da Motorola Mobility pela Google deixou pelo menos uma de suas parceiras insatisfeita. Notícias recentes dão conta que o presidente da Samsung, Lee Kun-hee, se reuniu com os principais executivos da companhia a fim de discutir o impacto da transação.
A empresa sul-coreana é a segunda maior vendedora de smartphones – atrás apenas da Apple. Seus principais dispositivos têm o Android como plataforma, portanto, caso a Google resolva priorizar os aparelhos de sua nova aquisição, a estratégia da Samsung terá de ser significativamente alterada.
Lee, desconfiado, já começou a se mover. O encontro contou com a presença de Shin Jong-kyun, diretor do departamento de Wireless, e especula-se que a expansão do portfólio de produtos da empresa tenha sido acordada. O sistema operacional Bada, desenvolvido pela própria, deverá ganhar mais atenção, segundo o Dong-a Ilbo, um periódico local.
Não está claro se outros sistemas poderão ter tratamento semelhante, como o Windows Phone 7. Analistas prevêem que outros fabricantes deverão se precaver sobre um possível favorecimento aos smartphones da Motorola. Não há, no entanto, detalhes a respeito do que foi conversado na reunião da Samsung.
Teria a empresa outra escolha? Especialistas acreditam que não. “Pensamos que as mudanças no mercado de dispositivos móveis forçarão a Samsung a inovar a partir de seu próprio SO, o Bada”, afirmou a consultoria Trefis, na última quinta-feira (18/08).
Uma das possibilidades é que o número de dispositivos com Android sofra redução, graças às incertezas das fabricantes. Caso a Samsung resolva priorizar a sua plataforma em vez do sistema da Google, é provável que a gigante das buscas sofra com isso, já que, embora seu software seja muito elogiado, ele depende de bons produtos, algo que a companhia sul-coreana tem conseguido fazer – vide o sucesso do Galaxy S.

Filled Under: